Arquitetura e Decoração

Zanini de Zanini. Um dos maiores designers do Brasil


Eleito Designer do Ano pela Maison & Objet Americas, Zanini de Zanine é um dos maiores nome brasileiros do design e também do mundo. Zanini nasceu no Rio de Janeiro em 1978 e cresceu vendo o pai, José Zanine Caldas, trabalhar. Estagiou com Sergio Rodrigues, quando produziu seu primeiro móvel. Em 2002 graduou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio. A partir de 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição – colunas, vigas e mourões de casas antigas – batizadas como “Carpintaria Contemporânea” e daí não parou mais.

Zanini de Zanine (Foto Fernando Rezende)

Em 2005, Zanini começa a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanini cria em 2011 o Studio Zanini que é hoje refência em design de móveis no Brasil.

 

Para representar os móveis dessa nova linha, Zanini cria em 2009 a Doiz Design e mais tarde a Punch Design e Studio Zanini em 2011. Recebeu os mais importantes prêmios de design do Brasil e no exterior pelos móveis que criou nos dois segmentos e expôs nos principais eventos nacionais e internacionais da área.

Zanini e sua coleção ZIna

Hoje assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais como a francesa Tolix e as italianas Poltrona Frau, Slamp e Discipline. Em 2011 Zanini de Zanine foi convidado por Giulio Cappellini, uma das pessoas mais influentes do design Mundial e diretor da Cappellini (Itália) para colaborar com a Cappellini. As peças dele podem ser vista nos mais variados e luxuosos ambientes. Arquitetos e designers de interiores usam as peças criadas por Zanini em seus projetos.

 

Zanini com a empresária Bizet de Castro

Zanine é ousado e não titubeia em apostar na versatilidade de formas e materiais – produz em madeira, plástico, resíduo florestal e até material reciclado como shape de skate. Recentemente ele esteve em Teresina  para lançar sua nova coleção Zina, Na loja Lilia Casa. Unindo materiais pouco utilizados juntos, como aço carbono, linho e madeira maciça, os móveis são cheios de personalidade e foram ambientados no showroom da Lilia pelos arquitetos José Ribeiro e Yamara Santos. 

 

 


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − dois =