Coluna

Personalidades são homenageadas com Medalha Conselheiro Saraiva


Fotos: Renato Bezerra

 

Noite de homenagens na comemoração aos 167 anos de Teresina. A tradicional entrega da Medalha Conselheiro Saraiva foi entregue a 31 personalidades e 1 instituição, que prestaram relevantes serviços à cidade. A solenidade de outorga da medalha aconteceu na noite desta sexta-feira (16) no Theatro 4 Setembro.

Prefeito Firmino Filho

 

O prefeito Firmino Filho realizou a entrega das medalhas a cada homenageado e ressaltou que a solenidade é um momento significativo. “Teresina é uma construção coletiva. Todos os homenageados estão aqui por aquilo que cada um representa para nossa cidade. Pela determinação, paixão e esforço na construção de um futuro melhor para todos. A entrega da medalha é uma forma de reconhecimento”, disse.

 

A escolha dos homenageados é feita por um conselho consultivo, que conta com a presença do prefeito Firmino Filho, de representantes da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico Piauiense e da Associação Comercial Piauiense, além dos secretários municipais de Governo e Educação.

“Somente vendo, ouvindo e sentindo Teresina conseguimos observar a realidade do seu povo. Essa é uma cidade feita de pessoas visionárias, dedicadas a construir um lugar melhor dia a após dia”, destacou José Osmando de Araújo, Diretor de Jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação, que representou as demais personalidades homenageadas.

 

José Osmando de Araújo, Diretor de Jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação

 

Eduardo Alexandre da Silva é agente de limpeza há 15 anos e é de sua autoria a iniciativa de construir um jardim comunitário ao redor do local onde trabalha, reaproveitando mudas de plantas e objetos de decoração descartáveis. “ Eu me sinto muito honrado de receber essa homenagem. Eu não sou natural de Teresina, mas essa foi a terra que tão bem me acolheu. É uma grande alegria”, comemorou.

Este ano a instituição agraciada com a medalha foi a Fundação Maria Carvalho Santos, entidade que desenvolve projetos auxiliando mulheres com diagnóstico de câncer. Representando a instituição, Aline Maria Freire comentou sobre a importância do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

“ Já desenvolvemos mais de 40 projetos pela prevenção e controle do câncer de mama em Teresina, ajudando mulheres nesse momento tão delicado. Receber essa homenagem é mais um impulso para continuarmos trabalhando. É uma inspiração não só para nós, mas para as demais instituições que lutam por essa causa”, afirmou.

A Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva foi instituída pelo Decreto nº 684, de 16 de agosto de 1985. Pelo Decreto, as personalidades e instituições agraciadas são subdivididas em graus. São eles: Grau Grande Oficial – Ouro, Grau Oficial – Prata, Grau Cavalheiro – Bronze.

O presidente da OAB/PI, Celso Barros Neto

O empresário Adão Santos

 

O repórter Galego
José Osmando de Araújo, Diretor de Jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação
O músico Zezinho
A arquiteta Lavínia Brandão
O fotógrafo Luciano Klaus

 


Previous ArticleNext Article