Notícias

Pacientes renais crônicos do Piauí estão há cinco meses sem receber auxílio para tratamento


Os portadores de deficiência renal crônica no estado do Piauí estão há cinco meses sem receber o benefício do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) por parte do Governo do Estado. O recurso é destinado a pacientes que precisam de auxílio-locomoção para sair de sua cidade natal e realizar tratamentos de saúde em cidades com recursos hospitalares adequados para a doença. O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) apresentou requerimento hoje na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) cobrando a regularização desse pagamento.

O deputado estadual Luciano Nunes cobrou na Alepi a regularização do pagamento

 

“A falta desse auxílio causa problemas sérios, pois gera risco de vida a esses pacientes que necessitam desse tratamento. Apresentamos hoje requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí fazendo um apelo ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e ao secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, para que esse pagamento seja regularizado, pois temos mais de 2 mil pacientes renais crônicos no Estado. O governo precisa priorizar os serviços de saúde, pois estamos tratando de vidas. Não é admissível esse tipo de atraso por parte do Governo do Estado”, disse Luciano Nunes.

O parlamentar ressalta que o atraso no recebimento do benefício vem deixando muitos pacientes do estado sem possibilidades de dar continuidade do tratamento em Teresina — o que compromete a sua própria sobrevivência. “É injustificável esse atraso de pagamento desde outubro de 2017. E é uma situação de estrangulamento, o governo tem onde cortar, é uma questão de prioridade, priorizar vidas de pessoas que estão sofrendo e que dependem desse tratamento para sobreviver”, afirmou.


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − três =