Coluna

OAB-PI celebra 87 anos de lutas marcantes na defesa da democracia


Foi comemorado ontem (25) os 87 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, de lutas marcantes pelas garantias e cumprimento dos direitos dos brasileiros. Para celebrar a data, a Entidade organizou uma programação especial para integrar a classe advocatícia do Estado. Pela manhã foi realizada uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Teresina. Já na sede da OAB-PI, às 17 horas, aconteceu a Sessão ordinária do Conselho Pleno da OAB-PI, na Sala do Conselho.

À noite os profissionais da advocacia piauiense foram contemplados com a Solenidade de Comemoração dos 87 anos da OAB-PI. Na oportunidade, ex-conselheiros federais foram homenageados como também a entrega de carteira aos mais novos advogados e advogadas.

A OAB exerce um papel histórica na defesa da democracia 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da atuação das mais de 50 Comissões Temáticas, desenvolve inúmeros trabalhos sociais em prol da disseminação de informações sobre os Direitos do cidadão; presta esclarecimentos jurídicos em ações sociais como, por exemplo, por meio da parceria com a Rede Clube no evento Teresina em Ação; promove Encontros e Congressos sobre assuntos relacionados às especificidades de cada Comissão; exerce, também por meio de ações, o combate à violência doméstica, violência obstétrica, ações de promoção da cidadania, doação de sangue, integrou Audiências Públicas sobre a Reforma da Previdência; está promovendo a Campanha Social de arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes do Piauí, que arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos para as vítimas de Parnaíba, Campo Maior e Teresina.

Além das Comissões Temáticas, a OAB-PI possui uma Câmara de Mediação e Arbitragem que trata sobre direitos patrimoniais disponíveis e direitos indisponíveis que admitam transação. Por meio das atividades de mediação e arbitragem, a CMA da OAB-PI contribui para a democratização da Justiça e para a resolução de controvérsias. O órgão interno da OAB-PI atende o clamor da sociedade piauiense por uma Justiça mais célere, eficiente, eficaz e economicamente mais viável para as pessoas físicas e jurídicas que desejam dirimir seus conflitos.

Por meio da sua Ouvidoria, a OAB-PI mantém um canal de direto de comunicação com a sociedade, que acompanha as situações conflituosas resultantes da relação entre advogados e clientes. A Ouvidoria procura dar respostas a todas as reclamações apresentadas por cidadãos que se sentem lesados em seus direitos em função de alguma falha cometida por advogado.

“Comemoramos os 87 anos da OAB-PI orgulhosos do nosso papel de instituição indispensável à defesa dos diretos e garantias dos cidadãos e cidadãs brasileiros, respaldados na Constituição Federal, contribuindo assim não só para a paz social, mas também com a construção de um país melhor para as gerações futuras”, assinala o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.


Previous ArticleNext Article