Notícias

Loja Brasil Original é inaugurada no Shopping Rio Poty


Foi inaugurada esta semana a Loja Brasil Original, no Shopping Rio Poty. O ponto comercial, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, conta com dois ambientes: área de vendas de produtos artesanais do Estado e espaço de capacitação, onde serão ofertados cursos e oficinas da matriz de soluções da instituição.

 

 

Estiveram presentes na solenidade o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Evandro Cosme, e o diretor superintendente da instituição, Mário Lacerda; o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Jordão Costa; o secretário municipal de Economia Solidária de Teresina, Ricardo Bandeira; o prefeito de Ipiranga do Piauí, José Maria; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí, FCDL, Sávio Normando; a presidente da União dos Artistas Plásticos do Piauí, Reisinha Barbosa; a vice-presidente da Federação de  das Associações e Cooperativas de Artesãos do Piauí, Raimunda Teixeira; entre outras autoridades, imprensa e convidados.

 

“A inauguração dessa loja é uma emoção muito grande. Enfrentamos muitos obstáculos para chegar nesse grande dia. Aqui temos o que há de mais valioso no Estado do Piauí, o talento de nossa gente. É um espaço diferenciado, com todo conforto e segurança, onde o artesanato terá mais visibilidade, potencializando a comercialização das peças desse segmento produtivo”, declarou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, durante a solenidade de inauguração.

 

A loja, que tem 181m², funciona no Piso L2, tendo como objetivo fomentar a comercialização do artesanato, favorecendo o incremento da produção. Nesse primeiro momento, está aberta apenas como showroom dos produtos dos 22 grupos produtivos atendidos pelo Sebrae por meio do Projeto Brasil Original.

 

 

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Evandro Cosme, a abertura de uma loja significa a expansão de um sonho e seu funcionamento exige estratégias criativas e permanentes. “Agora é hora de sonhar mais alto. Cada um deve se esforçar para que os sonhos se tornem realidade e todos os objetivos sejam atingidos”, disse Cosme.

 

Após a abertura oficial da loja, aconteceu um talkshow sobre a valorização do artesanato, com a participação dos arquitetos Flávio Franco e Sérgio Matos e da designer Nicole Tomazi.

 

“O casamento entre design e artesanato é muito positivo. Estamos conseguindo colocar os produtos do Piauí nas melhores lojas do Brasil. Há poucos meses desenvolvemos um projeto na Cerâmica Serra da Capivara e os resultados superaram todas as expectativas. As peças, de edição limitada, farão parte também de um acervo de museu”, comentou o arquiteto Flávio Franco.

 

A curadoria das peças para compor o portfólio de produtos da loja foi executada pelo arquiteto Áureo Tupinambá e pela artista plástica Kalina Rameiro. No local, podem ser encontrados produtos de várias tipologias, que revelam a riqueza da produção artesanal do Estado.

 


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =