Notícias

João Henrique Sousa toma posse a nova diretoria do Sebrae Nacional


Créditos das fotos : Charles Damasceno

O ex-ministro e ex-deputado federal João Henrique de Almeida Sousa foi empossado como novo presidente do Sebrae, substituindo Guilherme Afif Domingos, que deixou o cargo depois de dois anos. Em seu discurso, João Henrique afirmou que pretende continuar a fortalecer a instituição para manter a política de apoio aos empresários de pequenos negócios, além de linhas de crédito para o segmento. “Este é um grande desafio na minha vida”, afirmou, ressaltando que está assumindo um posto em um momento de mudanças no país. “O tempo é sempre um momento de renovação e isso gera esperança e cria expectativas na população”, observou o presidente do Sebrae.

O mandato é de quatro anos. O Sebrae  é uma das mais importantes entidades privadas do País que promove competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Este ano a instituição completou 46 anos de existência.

 

O novo presidente da instituição disse que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor e trabalhar por mais crédito para os pequenos negócios. “São eles que, com o Sebrae, fazem o Brasil um país maior”, observou. Afif Domingos, presente ao evento, afirmou que, mesmo fora da instituição, pretende continuar dando apoio aos empreendedores brasileiros. “É a bandeira da minha vida”, disse o ex-presidente, que lembrou a importância do Legislativo durante seu mandato, quando conseguiu aprovar no Congresso vários projetos para as MPE, por meio de diálogo com deputados e senadores.

João Henrique lembrou, ainda, que hoje o Sebrae tem em sua diretoria, três ex-ministros. Além dele, que já esteve à frente da pasta dos Transportes, tomaram posse Vinicius Nobre Lages, como diretor-técnico e Carlos do Carmo Andrade Melles, também eleito, tomará posse na função de diretor de Administração e Finanças, após o final do seu mandato de deputado federal. Ambos tiveram passagem pelo Ministério do Turismo em ocasiões diferentes.

 

A Nova diretoria
João Henrique de Almeida Sousa foi presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), exerceu o mandato de deputado federal por três legislaturas (1991 a 2003) e assumiu como secretário estadual de várias pastas no governo do Piauí e da prefeitura de Teresina. Advogado, João Henrique ainda foi Ministro dos Transportes em 2002, período em que ficou afastado da Câmara dos Deputados. O novo presidente do Sebrae, de 68 anos, é natural da capital piauiense, também atuou no Banco do Estado do Piauí, além de ter integrado o conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ter feito parte da direção do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos Bancários e presidido a Empresa de Correios.

O novo diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae, Carlos Melles, de 71 anos, é engenheiro agrônomo e deputado federal, eleito por Minas Gerais. Melles exerceu diversos cargos públicos no seu estado e é ligado ao setor da cafeicultura, sendo que na Câmara dos Deputados, onde está desde 1995, atuou na defesa de vários projetos voltados para os pequenos negócios. Ele presidiu a Comissão Especial da Microempresa, que aprovou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Natural de São Sebastião do Paraíso (MG), Melles foi ainda secretário de Transportes e Obras Públicas do governo de Minas Gerais, além de ter sido ministro do Esporte e Turismo em 2000. Melles só assumirá o novo cargo a partir de fevereiro, quando termina seu mandato parlamentar.

Vinicius Lages, deixa a diretoria de Administração e Finanças do Sebrae Nacional e assume a Diretoria Técnica da instituição. Engenheiro agrônomo com mestrado em gestão ambiental e doutorado em socioeconomia, ele também foi ministro do Turismo. Natural de Maceió, Vinicius tem 61 anos e já exerceu diversos cargos no Sebrae Nacional, desde 2007. No Legislativo, ocupou o cargo de chefe de gabinete da presidência do Senado Federal, entre 2014 e 2015. Também atuou como professor-adjunto da Universidade Federal de Alagoas.


Previous ArticleNext Article