Beleza e Saúde

Gastroplastia endoscópica é realizada pela primeira vez no Piauí


 

O endoscopista Lucidio Balduíno Leitão e sua equipe, que contou com o endoscopista Daniel Dutra e o especialista em cirurgia bariátrica Aderson Mourão.

 

No último domingo (28) uma Equipe de médicos piauienses realizou a primeira cirurgia de gastroplastia endoscópica do Piauí. O procedimento aconteceu no Hospital da Unimed Primavera e foi comandado pelo endoscopista Lucidio Balduíno Leitão e sua equipe, que contou com o endoscopista Daniel Dutra e o especialista em cirurgia bariátrica Aderson Aragão.

A técnica foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro e com isso, pacientes com sobrepeso ou obesidade moderada (IMC acima de 30) poderão tratar o excesso de peso com uma nova técnica de redução de estômago aprovada recentemente no Brasil: a gastroplastia endoscópica, procedimento realizado via endoscopia, de forma menos invasiva, sem cortes, que reduz o tamanho do estômago para cerca de 60%, promovendo a saciedade. A perda de peso estimada no período de um ano é de 20% a 25% do peso original.

 

Dr. Lucídio Balduíno Leitão revela que a paciente é do sexo feminino com IMC 32  e que havia tentado outros tipos de tratamento e não conseguia perder peso. “Inovamos e somos o pioneiro com esse novo procedimento no Piauí para combater a obesidade, principalmente para pacientes que não respondem a tratamentos clínicos e não são candidatos a cirurgia bariátrica convencional”, ressalta o endoscopista.

Confira mais informações sobre a cirurgia Gastroplastia endoscópica com o endoscopista Dr. Lucidio Balduíno Leitão:

Como funciona este novo procedimento?

A sutura endoscopica também chamada de gatroplastia endoscópica se aplica pontos no estômago sem cortes no abdômen diminuindo seu volume em até 60%.

Quais as vantagens deste método?

Procedimento menos invasivo feito completamento por via endoscópica com anestesia geral superficial o que leva a menos dor, menor índice de complicação, menor tempo de hospitalização e retorno mais rápido as atividades profissionais.

 

Para quem está indicado esta cirurgia?

Na minha opinião o paciente que mais se beneficia desta técnica é com IMC entre 30 a 40(obesidade leve e moderada) que já tentou o tratamento clinico e teve insucesso, principalmente se tem outras doenças associadas como esteatose do fígado, pressão alta, diabetes, apneia do sono.

Para os pacientes com IMC acima de 40 a melhora opção ainda é a cirurgia videolaparoscopica, evidente que para estes pacientes com IMC acima de 40 que relutam em fazer a cirurgia videolaparoscopica a gastroplastia endoscópica pode ser uma boa opção.

Qual a expectativa de perda de peso?

Em média é de 20 a 25% do peso, mais como toda técnica endoscópica e ou cirúrgica isto depende de outros fatores, é muito importante o paciente adotar um novo estilo de vida, mudar hábitos alimentares, iniciar atividades físicas, dar seguimento depois do procedimento com uma equipe multi disciplinar de nutrição, psicólogos e do endocrinologista.

Este procedimento oferece risco?

 

Claro que sim, o índice de complicações é de 2% mais como não tem cortes no abdômen e pode ser feito com anestesia geral superficial o risco menor e a recuperação é mais rápida.

Quanto tempo o paciente fica internado?

Geralmente sai no mesmo dia.

Aonde deve der feito este procedimento?

 

Apesar de ser um procedimento que baixo risco por ser o procedimento cirúrgico deve ser feito em ambiente hospitalar (centro cirúrgico ou sala de endoscopia terapêutica) e em estrutura que tem UTI.

 

Qual a dieta depois da Gastroplastia endoscopica?

Geralmente se alimenta no mesmo dia do procedimento 3 a 4 hora depois de acordar da anestesia.

Esta dieta é inicialmente liquida e orientada pela nutrição muito semelhante a preconizada pós cirurgia bariátrica convencional.

Quanto tempo para voltar as atividades do dia a dia (caminhar, dirigir e trabalhar)?

Por volta de 3 a 4 dias, evitar nos primeiros dias levantar peso, subir escada ou qualquer atividade física.


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =