Gastronomia

Ceviche: Do Peru para o mundo


A culinária peruana ganhou o mundo pelo seu sabor único e teve claro, um representante que abriu esse espaço dentro dos restaurantes. Esse representante é o Ceviche, que trata-se de cubos de peixe curados (cozidos) em uma solução cítrica e ácida, que tradicionalmente é o limão. Quando o peixe entra em contato com o suco cítrico do limão, inicia-se um processo químico onde a proteína se desnatura, e com isso a textura do peixe muda, e o mesmo ganha sabor.

Apesar de ter se popularizado no mundo apenas nos últimos anos, o Ceviche é consumido a mais de dois mil anos pelos povos incas, e outros povos da américa latina, principalmente no Peru. Atualmente é possível encontrar “Cevicherias”, ou seja, casas especializadas em Ceviche em diversos países, e em diferentes versões, tendo em vista que o uso de diferentes frutos do mar é muito bem aceito.

O cevich é super democrático, pode ser feito com vários tipos de peixes, dentre os mais usados estão o linguado e o salmão, mas pode ser feitos com outros frutos do mar e inclusive sem peixe, como é o caso dos com frutas e verduras, ou das versões com cogumelos e até carne de sol.

Preparar um bom Ceviche é extremamente fácil, principalmente caso você tenha um bom peixe em mãos, e essencialmente fresco, pois mesmo com a ação do limão, ele se manterá cru. Não é preciso nenhuma técnica especial, basta apenas misturar todos os ingredientes e degusta-lo bem gelado. Vamos ensinar a fazer a receita tradicional. Mãos na massa!!!

Ingredientes (4 pessoas):

600g de robalo – 500 ml de suco de limão – Pimenta dedo de moça a gosto – 1 cebola roxa – Coentro a gosto – Sal – 1 colher de chá de gengibre – Pimenta do reino – Azeite

Modo de preparo

1.Depois de limpar o peixe, corte o filé dele em cubos médios. É importante não cortar muito pequeno e nem muito grande. Coloque em um recipiente o peixe cortado, e por baixo um outro recipiente com gelo para manter a temperatura sempre baixa, e não alterar a textura do peixe.

2. É fundamental cortar o peixe bem regular, para que todos os pedaços possam ter a mesma textura ao final.

3. Corte a cebola em juliene, ou seja, tiras bem finas. Retire as sementes da pimenta dedo de moça e corte em cubos bem pequenos, assim como o gengibre, e o coentro. Junte todos os ingredientes ao peixe já cortado.

4. Junte todos os ingredientes, e deixe o limão por último. Adicione o suco de limão a mistura, o azeite a gosto, e tempere com sal e pimenta. Sirva imediatamente bem gelado

 


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 17 =