Notícias

Biblioteca resgata obra do professor Raimundo Santana


A Academia Piauiense de Letras (APL) junto com Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Fundação Cepro) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) constituíram parceria para a concretização do projeto “Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana”. A solenidade de assinatura da parceria ocorreu na segunda-feira (26) no Palácio de Karnak.

Com o resgate de obras já esgotadas e a edição de algumas que nunca foram publicadas, a biblioteca será composta por quatro séries: Ensaios Pioneiros, Estudos Contemporâneos, Teses e Dissertações, bem como a Obra Completa do Professor Santana, ampliando o acesso a textos sobre a economia, cultura e política piauiense. O presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, destacou a importância do convênio e enalteceu o trabalho do professor Santana, que nutre um papel primordial na literatura local. “Devo minha entrada na Academia em grande parte ao professor Santana em 2001, e posteriormente a indicação para ser presidente da instituição, então eu lembro do professor Santana com muita amizade, com muito amor, e acho que essa é uma das mensagens que ele deixou para mim e pra academia”, disse.

 

Solenidade no Palácio de Karnak

 

Em seu discurso, Nelson Nery apontou para a mensagem de valorização da educação do professor Raimundo Santana. “Com o trabalho dele, editou obras importantes, sempre foi uma liderança primordial. A grande mensagem do professor Santana foi estudar, refletir. Juntar essa energia toda foi muito importante, pois foi uma mensagem que o professor Santana deixou ao longo da vida, juntar forças e olhar para o futuro “, frisou.

A governadora em exercício, Margarete Coelho, destacou a gratidão que nutre pelo professor Santana, sintetizando o papel do Governo no resgate da memória do povo piauiense. “É um momento muito especial, preservar a memória de um povo é um dos deveres mais importantes que nós dirigentes do Estado devemos ter. Gostaria de dizer da gratidão que todos nós temos dele”, afirmou.

O presidente da Cepro, Antônio José Medeiros e o reitor da Ufpi, José Arimateia Dantas Lopes, também prestaram homenagens ao educador. Representando a família, seu filho José Santana apontou a emoção de todos com o lançamento da biblioteca. “Para nós todos, os irmãos que estão aqui e vários familiares, representa uma alegria muito grande, porque não se trata para nós apenas daquilo que é mais importante do ponto de vista institucional, que é a inauguração de uma biblioteca com o nome do nosso pai, para nós representa tudo aquilo que nós aprendemos a admirar no nosso pai, um homem empreendedor, um homem de caráter, um homem dedicado a vida da sua terra, então isso que sempre foi motivo de admiração para nós, espero que seja um sentimento compartilhado aos jovens de hoje e de amanhã que também vão se dedicar às pesquisas, o ensino, ao debate dos problemas de desenvolvimento da nossa terra”, finalizou.


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 9 =