Arquitetura e Decoração

Arte Santeira é uma boa opção para complementar sua decoração


É comum encontrar nas ruas de Teresina, no Piauí, grandes peças entalhadas de madeira, em formato de santos como São Francisco, Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição. A religiosidade do piauiense é esculpida na madeira de cedro, com serrote e formão, e o polimento finaliza o trabalho, conhecido por arte santeira.

 

Os artesãos da arte sacra do Piauí, chamados de mestres, têm como referência uma religiosidade popular que transforma o típico homem nordestino e piauiense em santos e anjos. Além da fé, esse estilo de arte pode deixar sua casa ou ambiente de trabalho ainda mais lindo.

Credito(PortalO Dia)

Os artesãos da arte santeira destacam-se por empregar estilos próprios a suas obras. São oratórios, totens e peças pintadas que, devido à originalidade e à diversidade de estilos dos artesãos locais, tem feito a arte santeira do Piauí ser reconhecida em todo o Brasil, e até no exterior.  Essa diversidade de traço, cores, materiais e etc, dão opções diversas para a ambientação usando esses objetos.

Seja na sala, no quarto, em um lugar reservado para oração ou no seu local de trabalho, as peças vão trazer além da expressão de sua religiosidade, uma regionalidade mais rústica para sua decoração. Não que elas não possam ser usadas em decoração com estilo mais contemporâneas, mas a tenção na hora de colocá-las em tipos muitos diferentes desse estilo meio barroco deve ser redobrada.

 


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =