Notícias

Arquidiocese divulga programação da Semana Santa


 

Dom Jacinto

 

A Arquidiocese de Teresina divulgou os horários e locais das missas na forania centro durante o período da Semana Santa. A programação inicia no domingo, dia 25 de março, com procissão  seguida da missa de Ramos. A celebração na Catedral Nossa Senhora das Dores tem seu início previsto para as 7h da manhã. A procissão sairá da praça localizada na rua Santa Luzia com  Arlindo Nogueira.

A programação vai abranger atividades litúrgicas associadas à expressão de fé e devoção da população teresinense. De acordo com o padre José de Pinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, um dos responsáveis pela programação da forania centro  que inclui as Paróquias Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Amparo e Igreja São Benedito, “a nossa salvação não vem e não virá de uma festa e sim do sofrimento e da morte de Jesus Cristo. Por isto, temos que olhar para Ele e ter mais atenção aos seus ensinamentos, principalmente durante a Semana Santa”, aconselha.

 

De acordo com o diácono Isaias Pereira da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Forania Leste) é muito importante entrarmos na Semana Santa com o coração purificado, pois assim a Páscoa é vida nova em Cristo e esta só Jesus pode nos dar. “A Quaresma é um tempo que a Igreja reserva para que o católico faça uma revisão de vida e reveja suas ações. É também uma preparação para vivenciarmos de maneira mais plena a Páscoa do Senhor”, orienta.

Estão programadas além das missas, procissões e momentos de vigília. Uma programação integrada que permitirá ao fiel vivenciar o Tríduo Pascal com muita oração. Para a Igreja Católica esse é o mais importante período do ano litúrgico.

A programação começa com a Missa da Ceia do Senhor onde foi instituída a Eucaristia e o Sacerdócio Ministerial. Também nessa celebração é realizado o momento do lava Pés que relembra o gesto de humildade e amor de Jesus.

“O Tríduo Pascal que se inicia na quinta-feira Santa e vai até o Domingo de Páscoa é a celebração mais importante da Igreja, no Ano Litúrgico, por isso é importante que nós católicos valorizemos essas celebrações e participemos ativamente de cada uma delas”, diz o diácono.

Reforçando ainda que no Domingo de Páscoa, dia 1º de abril, acontece a procissão: Teresina Ressuscita Com Cristo, momento celebrado com todos os cristãos da nossa Igreja.

 


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =