Notícias

APL reinicia processo de eleição para vaga deixada por Paulo Freitas


Estão abertas as inscrições para a eleição do novo imortal da Academia Piauiense de Letras. O processo tem duração de um mês e novo membro substituirá o desembargador Paulo de Tarso Mello Freitas, falecido em janeiro de 2017. Esse é o segundo pleito a ser realizado para a ocupação da cadeira 24, que tem como patrono Jonas de Moraes Correia.

Na primeira eleição, dois candidatos ficaram empatados em segundo turno. Regimentalmente, um novo processo precisa ser iniciado e o novo imortal deve vencer por maioria absoluta.

A partir de agora, o edital prevê 30 dias para inscrições dos interessados. Estes deverão efetuar as inscrições na secretaria da APL (Avenida Miguel Rosa, 3300/sul) através de requerimento dirigido ao Presidente, instruindo-o com exemplares de obras publicadas e curriculum vitae, com provas de naturalidade piauiense ou que comprovem que o candidato reside há mais de dez anos no estado, conforme dispõem os arts. 1º e 7º, §§ 1º e 2º do Regimento Interno em vigor. “É um prazo de 30 dias, ninguém se inscreveu até agora, e então tem tempo ainda, e estamos com essa expectativa de quem tem interesse de entrar na academia”, disse o presidente da APL, Nelson Nery Costa.

Após o processo de inscrição dos candidatos, a comissão eleitoral se reúne e marca a data da eleição. Então, na data acertada, todos os demais 39 imortais comparecem para votar na sede da APL. Os membros que não moram no Piauí podem enviar o voto por escrito, através dos Correios. Logo após o horário estipulado para encerrar a votação, a comissão eleitoral se reúne para a contagem dos votos. O resultado é então proclamado.


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 7 =