Notícias

APL inaugura Museu e concede medalha a 16 personalidades neste sábado (10)


A Academia Piauiense de Letras reúne, neste sábado (10), intelectuais e personalidades para a inauguração do Museu da Cultura Literária Piauiense e para a entrega da honraria Medalha do Centenário a 16 personalidades que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o engrandecimento da literatura local.

O museu, instalado na sede da academia, apresenta quadros, fotografias, obras literárias antigas, além de objetos pessoais pertencentes a imortais que foram membros da entidade. “O espaço tem uma representação emblemática, já que estamos em festa pelos 100 anos da academia. O museu retrata um pouco dessa história da nossa APL, desde os fundadores, retratando momentos fundamentais para a construção desse centenário”, afirma Nelson Nery Costa, presidente da instituição.

Durante o evento, haverá também a entrega da Medalha do Centenário, honraria concedida pela academia a personalidades, intelectuais e profissionais que têm uma história com a instituição, contribuindo para a difusão e valorização da cultura literária piauiense. Mais de 40 pessoas foram agraciadas com a medalha no dia 24 de janeiro, data em que se comemorou a instalação da academia. Deverão receber a medalha neste sábado 16 pessoas.

Além das homenagens, também haverá o lançamento de duas obras escritas por dois dos maiores intelectuais da atualidade: Assis Brasil (O Prestígio do Diabo) e Manoel Paulo Nunes (Modernismo & Vanguarda). “As duas obras integram a Coleção Centenário, um esforço editorial de proporções nacionais, qua já conta com mais de 100 obras lançadas. Essa coleção foi pensada para ser uma referência e para fazer um resgate das principais obras literárias já lançadas em toda a história do Piauí. Por isso, tem demandado uma imensa capacidade de pesquisa e esforço editorial, um projeto executado pelos próprios membros da academia, com o apoio e incentivo do Siec, da Edufpi e Prefeitura de Teresina, que tem sido nossos parceiros”, ressalta.

Confira a lista dos agraciados com a medalha

1 – José Wellington Barroso de Araújo Dias

2 – Fábio Nuñes Novo

3 – Francisco Antonio Paes Landim

4 – Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati

5 – Francisco de Assis Almeida Brasil

6 – Heitor Castelo Branco Filho

7 – Heráclito Fortes – deputado federal

8 – Jesus Elias Tajra

9 – João Kennedy

10 – Instituto Dom Barreto – Professora Maria Stela Rangel da Silva

11 – Jorge Batista Filho

12 – Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho

13 – Merlong Solano Nogueira

14 – Nelito Marques

15 – Rivanildo Feitosa

16 – Segisnando Alencar


Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =